Infertilidade

A definição de infertilidade para um casal é quando não há gravidez após 1 ano de relações sexuais, sem o uso de métodos contraceptivos. Nos casais investigados, em 60% dos casos a causa da infertilidade veio do homem. A investigação masculina consiste na avaliação de todo histórico clínico para detectar possíveis fatores de risco, exame físico, espermograma, avaliação hormonal, fragmentação de DNA espermático e microdeleção do cromossomo Y e cariótipo.

 

Causas

 

Varicocele: Formação de varizes nas veias da região escrotal onde ficam alojados os testículos. As dilatações dessas veias prejudicam o fluxo sanguíneo, a troca de nutrientes e levam ao acúmulo de substâncias tóxicas e aumento de temperatura. Esses fatores provocam a oligozoospermia (redução de espermatozoides em número e qualidade).

 

Hormonal: Predisposição genética, tumores, medicamentos (como os de controle da hipertensão) e certas doenças podem alterar o equilíbrio hormonal, refletindo na fertilidade. A baixa produção de testosterona é um dos problemas mais comuns e que afeta diretamente a produção e qualidade dos espermatozoides.

O hipotireoidismo prejudica a espermatogênese pelo desequilíbrio endocrinológico.

Obesidade, diabetes e hipovitaminose também estão fortemente ligados a piora da qualidade do sêmen.

 

Infecciosas: Quando atingem as vesículas seminais ou a próstata, as glândulas responsáveis pela produção do líquido seminal podem alterar as características químicas do sêmen ou possibilitar a ação de microorganismos sobre ele. Esse processo pode alastrar para os testículos ou canais que transportam os espermatozoides e o líquido seminal. Seja qual for o caso, o efeito é o mesmo: infecções e inflamações que afetam a mobilidade dos espermatozoides, podendo até imobilizá-los por completo.

 

Imunológicos: Em condições normais, os espermatozoides permanecem confinados no interior dos testículos, sem contato com a circulação sanguínea. Mas traumas, infecções ou vasectomia podem romper esse isolamento, estimulando a produção de anticorpos pelo organismo, para combater o que identifica como um agente externo.

 

Antecedentes: Histórico de criptorquidia (testículo fora da bolsa testicular), cirurgias prévias de hérnia inguinal, uretra e próstata, são fatores que devem ser avaliados. Exposição a irradiação, quimioterápicos e inflamações como caxumba também são prejudiciais na produção de espermatozoides.

Drogas: O uso de álcool, cigarro e maconha afeta o sucesso da concepção e deve ser evitado.

Dúvidas:

Consultórios em São Paulo-SP:

 

Hospital Israelita Albert Einstein - Perdizes

Rua Apiacás, 85, 3º andar, sala 13.

Hospital Israelita Albert Einstein - Morumbi

Av. Albert Einstein, 627, 1º andar, sala 111.

Rua Alves Guimarães, 462 Sala 31.

 

Telefones:  (11) 99533-1609 (11) 2639-6223

E-mail: drguilhermepadovani@gmail.com

  • LinkedIn Social Icon
  • Wix Facebook page